Tema do blog



Embora minha principal intenção seja publicar material relativo à literatura e ao cinema fantásticos, o blog poderá apresentar também materiais de cunho diversos, alguns dos quais acho interessantes de uma forma geral, portanto não estranhem se encontrarem algo fora do tema principal.
Se ao menos uma pequena parte que seja do conteúdo do blog contribuir, de alguma forma, para a divulgação das múltiplas e ricas facetas da literatura fantástica, de horror ou sobrenatural, o blog terá cumprido seu principal propósito.


sexta-feira, 13 de março de 2015

Montague Rhodes James

 Montague Rhodes James (1862 - 1936), ou apenas M. R. James, como costumava assinar em suas obras, foi um escritor inglês, nascido em Goodnestone, Kent, Inglaterra. Teve sua formação em Cambridge (King's College, Eton's College e Cambridge University), instituições das quais foi posteriormente, Reitor. James considerava-se um antiquário e foi um brilhante estudioso do período Medieval, de línguas antigas e de apócrifos bíblicos (apócrifos bíblicos tratam dos livros bíblicos que não possuem autenticidade comprovada, ou ainda aqueles os quais seu conteúdo seja considerado incoerente com o restante da bíblia, ou seja, com os livros que são considerados pela igreja Cristã como autênticos, por terem tido inspiração Divina). Escreveu também diversos artigos, críticas literárias, monografias e traduções, destacando-se aqui dois de seus principais estudos: A tradução de "O Novo Testamento Apócrifo", e sua dissertação de "O Apocalipse de São Pedro".
Afora esse seu lado estudioso, M. R. James foi um contista fantástico de histórias de fantasma, um dos mais elegantes na língua inglesa e, embora sua produção literária no que tange a contos possa ser considerada pequena (cerca de 40, alguns incompletos), muitas de suas histórias são consideradas como referência quando falamos de "ghost stories". 
Embora seja indiscutível que a escrita de James esteja muito acima da média e seus contos sejam muito bem elaborados, entre os diversos diferenciais de suas histórias, quero aqui citar dois deles que, considero, estão entre os principais:
1 - Consegue inferir em seus contos uma seriedade e veracidade que de longe suplantam as encontradas tipicamente em histórias de fantasmas;
2 - Não há um só conto seu que possas ser considerado de qualidade literária inferior ou ruim;
Esta duas qualidades acima permeiam toda a produção de James, suas histórias nunca são vulgares ou sem propósito, sempre tem profundidade e deixam um impacto no leitor, como quando pensamos "há algo estranho aqui", talvez isso seja devido à sua veia de estudioso, porém o fato é que confere muita qualidade a seus escritos, tornando a sua leitura além de prazerosa, interessante.
Seus contos foram publicados em três livros:
- Ghost stories of an antiquary - lançado em 1904;
- More ghost stories of an antiquary - lançado em 1911;
- A thin ghost and others - lançado em 1919;
- A warning to the curious - lançado em 1925.
As demais publicações que existem são reimpressões de alguma das coletâneas acima.
Infelizmente para nós brasileiros, por aqui este erudito escritor nunca teve atenção alguma, embora eu desconheça se há alguma razão em particular para isso. O fato é que nunca foi publicada nem ao menos uma única coletânea que reúna alguns de seus contos em língua portuguesa, ou, caso haja alguma publicação, ignoro completamente. Quando muito temos antologias que incluem um ou dois de seus contos, dos quais o mais comum é "The Canon Alberic's Scrapbook", em tradução livre "O livro de recortes do Cônego Alberic".
Das antologias, coletâneas e publicações em geral que contém contos de M. R. James podemos citar:
- Contos clássicos de vampiros, lançada recentemente pela editora Hedra, que contém o conto "An episode of Cathedral History", em tradução livre "Um episódio na história da Catedral".
- Clássicos do sobrenatural,  publicado pela editora Iluminuras, que contém o já citado conto "The Canon Alberic Scrapbook".
Abaixo estão alguns contos de James que estão entre os seus melhores na minha opinião:

Lost Hearts;
- Canon Alberic's Scrapbook;
- Oh, whistle, and I will come to you, my lady;
- The mezzotint;
- Count Magnus;
- An episode of Cathedral History;
- Casting the runes;
- A Warning to the curious;
- The treasure of Abbot Thomas;
 
Em se tratando de histórias de fantasma, James pode ser considerado um dos escritores mais elegantes e profundos, sem dúvida um precursor da forma moderna de tratar esse tema. Com base na sua literatura foi criada até mesmo uma expressão "Jamesian" (uma derivação de seu sobrenome James), que é muito usada para classificar escritos que seguem os princípios de composição fundamentais encontrados em suas histórias, talvez pouco conhecida por nós, mas que possui certa expressão principalmente na Europa.
M. R. James faleceu em 12 de Junho de 1936 em Eton, Berkshire, Inglaterra, de causas desconhecidas, foi enterrado no cemitério da paróquia de Eton, localizado no mesmo local de sua morte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário