Tema do blog



Embora minha principal intenção seja publicar material relativo à literatura e ao cinema fantásticos, o blog poderá apresentar também materiais de cunho diversos, alguns dos quais acho interessantes de uma forma geral, portanto não estranhem se encontrarem algo fora do tema principal.
Se ao menos uma pequena parte que seja do conteúdo do blog contribuir, de alguma forma, para a divulgação das múltiplas e ricas facetas da literatura fantástica, de horror ou sobrenatural, o blog terá cumprido seu principal propósito.


domingo, 27 de dezembro de 2015

Edgar Allan Poe - O barril de Amontillado - Adaptação aos quadrinhos

Esta é mais uma das muitas adaptações que as histórias de Poe tiveram para os quadrinhos. Aqui a ação se passa em meio à celebração do Carnaval,  enquanto farra e bebida tomavam conta da superfície da cidade, em seus subterrâneos, nas mais recônditas catacumbas, um lúgubre episódio tinha lugar. Aqui podemos tomar nota também da magnífica arte de Reed Crandall no preto-e-branco que cria uma atmosfera perfeita para a história. Os scans foram retirados de minha coleção pessoal "Creepy - Contos clássicos de terror - Vol. 2, publicada em 2013 pelo dueto Devir/Dark Horse". Esta coleção em 3 edições reproduz algumas das histórias clássicas da antiga Creepy da EC (aqueles quadrinhos clássicos da década de 50 que vocês já conhecem: Eerie, Kripta, Creepy, etc.).
O único detalhe "negativo" da adaptação fica por conta do final que foi mudado,e para pior por sinal. Para os conhecedores de Poe, notarão que o conto dos escritor acaba de forma magistral como está representado na penúltima página do quadrinho, sendo a última um acréscimo inútil e lamentável, o que denota retira toda a genialidade do conto de Poe. Mas para que a adaptação na perca o brilho é só deixar a última página de fora.








Nenhum comentário:

Postar um comentário