Tema do blog



Embora minha principal intenção seja publicar material relativo à literatura e ao cinema fantásticos, o blog poderá apresentar também materiais de cunho diversos, alguns dos quais acho interessantes de uma forma geral, portanto não estranhem se encontrarem algo fora do tema principal.
Se ao menos uma pequena parte que seja do conteúdo do blog contribuir, de alguma forma, para a divulgação das múltiplas e ricas facetas da literatura fantástica, de horror ou sobrenatural, o blog terá cumprido seu principal propósito.


sexta-feira, 6 de março de 2015

Ambrose Bierce

Ambrose Gwinnettt Bierce (1842-1914?), foi um escritor norte-americano, nascido em Horse Creek, condado de Meigs, Ohio. Foi jornalista em São Francisco e também na Inglaterra e tem como principal obra uma coletânea de frases mordazes intitulada "The Devil's Dictionary", (O dicionário do Diabo em português), na verdade trata-se de um "dicionário" bastante peculiar e mordaz, carregado de ceticismo e ironia, mas que prima mesmo pela sua hilariedade e humor negro, como mostram as definições abaixo extraídas do livro:
Gato: Um autômato, indestrutível e afável, fornecido pela natureza para ser chutado quando as coisa correm mal no circulo doméstico;
Idiota: Membro de uma tribo extensa e poderosa, cuja influência nos negócios humanos tem se mostrado dominante e controladora;
Amor: Uma insanidade temporária curada pelo casamento;
Paciência: Uma forma menor de desespero, disfarçada como uma virtude;
Filosofia: Um percurso de muitas estradas levando de lugar nenhum a nada;
Voto: O instrumento e símbolo da força de um homem livre com o qual este engana a si mesmo e  causa a destruição de seu país;
Zelo: Uma certa doença nervosa que aflige os jovens e inexperientes.
Sua produção literária apresenta-nos belíssimos contos voltados para os temas do sobrenatural e do horror, no entanto nunca escreveu romance algum, de fato ele ridicularizava os romances de seu tempo, pois entendia que eram construídos de tal maneira que se tornavam previsíveis demais e eram escravizados pelas demandas da probabilidade.
Para mim, que sou devoto das histórias curtas e  admiro ao extremo a habilidade de bons contistas, quando, com apenas pouquíssimas páginas ao seu dispor, conseguem criar uma história que surpreenda positivamente ao leitor, os contos de Ambrose Bierce são um prato cheio.
Abaixo uma declaração conhecida sua no que tange ao conteúdo de suas histórias:
"Nada é tão improvável quanto àquilo que é real. É o inexperado que ocorre; mas só isso não é dizer o bastante; é também o inverossímel - alguém poderia até mesmo dizer, o impossível"
Uma de suas mais famosas histórias, considerada um clássico da literatura norte-americana é "Uma ocorrência na ponte de Owl Creek", no conto um soldado é pego pelo inimigo e sentenciado a morte por enforcamento, porém, milagrosamente, ele consegue escapar à forca... ou será que não? para saber mesmo, apenas lendo a história, que é extremamente bem composta e habilmente conduzida, além de surpreendente.
Uma curiosidade em relação ao falecimento (ou desaparecimento), de Bierce é justamente em relação à data de sua morte (vide o 1914? no começo do post). Ocorre que em 1912, após três anos de uma irregular aposentadoria de sua carreira literária, viajou para o México aparentemente sem objetivo algum. A última palavra que se ouviu dele foi em uma carta que postou em Chihuahua, México, em 1913: "Se ouvirem que fui colocado contra um muro mexicano e estraçalhado a tiros, por favor, saibam que considero esta uma ótima forma de partir desta vida. Ela bate a velhice, doença, ou uma queda nas escadas do porão. Ser um gringo no México - ah, isto sim é eutanásia". Nunca mais ouviu-se nada dele, sua morte nunca foi registrada e seu corpo nunca encontrado. O que realmente aconteceu a Ambrose Bierce é ainda hoje um mistério e provavelmente assim permanecerá. De muitas formas é apropriado para um homem que criou cenários tão negros e surpreendentes em sua ficção encerrar sua vida com um ponto de interrogação.
Embora a literatura de Bierce não seja volta apenas para o sobrenatural, produziu muitas histórias de terror, mistério e fantasmas, quase todas de gosto refinado e que muito contribuiram para este ramo da literatura, algumas das mais conhecidas são:
No próximo post colocarei um conto seu pelo qual tenho um apreço particular.
abraços

Nenhum comentário:

Postar um comentário