Tema do blog



Embora minha principal intenção seja publicar material relativo à literatura e ao cinema fantásticos, o blog poderá apresentar também materiais de cunho diversos, alguns dos quais acho interessantes de uma forma geral, portanto não estranhem se encontrarem algo fora do tema principal.
Se ao menos uma pequena parte que seja do conteúdo do blog contribuir, de alguma forma, para a divulgação das múltiplas e ricas facetas da literatura fantástica, de horror ou sobrenatural, o blog terá cumprido seu principal propósito.


terça-feira, 19 de maio de 2015

Edgar Allan Poe

      Edgar Allan Poe (1809 - 1849) nascido em Boston, Massachussetts, foi poeta, contista, crítico e romancista. Poe é considerado um dos maiores escritores de todos os tempos, um gênio principalmente da narrativa curta. Sua vida sempre foi conturbada, sofreu financeiramente, seu trabalho era o bastante apenas para sobreviver, porém não para viver. Com dois anos de idade ficou órfão de pai e mãe e foi adotado por um comerciante que era vizinho de sua família. Devido a sua inquieta personalidade e hábitos desregrados, não demonstrou vocação para os estudos. Frequentou a Universidade de Virgínia por pouco tempo e foi expulso da academia de West Point. Pela extensão e qualidade de sua obra, no entanto, fica claro que o estudo não lhe fez falta (ao menos intelectualmente). Talvez uma formação lhe proporcionasse um maior reconhecimento em sua época, de forma que tivesse uma vida digna e, assim, não morreria na miséria.  
      Em 1827, Poe publicou sua primeira coletânea de poemas intitulada "Tamerlão e outros poemas", esta incursão, no entanto, não prenunciou nem ao menos minimamente a cuminância literária que o autor iria alcançar. Em 1833 surgiu um a luz no fim do túnel que Poe percorria, ao concorrer a um dos concursos do periódico Saturday Visitor, seu conto "Manuscrito encontrado em uma garrafa" obteve a premiação.  Em 1845 apareceu pela primeira vez, publicado no jornal Evening Mirror, seu poema "O corvo", sua obra máxima em se falando de versos. 
      Sua criatividade literária era assombrosa, escreveu: 
Poemas: "O corvo", "Tamerlão", "Anabel Lee", "Silêncio", "Israfel" e outros;
Romances: "A narrativa de Arthur Gordon Pym de Nantucket";
Ensaios: "Eureka" e "A filosofia da composição";
Contos: "O poço e o pêndulo", "O gato preto", "A queda da casa de Usher", "William Wilson", "Ligéia" e outros.
      Sem dúvida, Poe atingiu o ápice do seu talento no conto, em 1839 publicou sua coletânea mais famosa "Contos do grotesco e do Arabesco" e em 1842 ganhou outro prêmio literário, desta vez do Dollar Newspaper, com o conto "O escaravelho de Outro". Com relação a sua técnica no conto Poe deixa claro que: 
      "O autor deve acentuar de tal maneira a impressão que deseja causar, que a atenção do leitor não possa desviar-se, um momento sequer, do enredo da narração. Assim, por exemplo, se quiser dar uma impressão de tristeza e melancolia, os elementos literários de que o autor pode dispor devem tender exclusivamente à consecução de tal objetivo, excluindo todos os demais. Se deseja despertar um sentimento de terror, a narração deve, desde o princípio, conter todos os elementos capazes de contribuir para essa impressão dominante de terror. Na elaboração de um conto ou de uma novela curta, entram somente os elementos absolutamente necessários ao desenvolvimento do enredo. Todos os detalhes desnecessários devem ser postos de lado. O escritor deve, antes de mais nada,determinar com exatidão o efeito que tem em mente; depois escolher, com o máximo de cuidado, os incidentes que auxiliem a consecução de tal efeito".
      Poe ganhou notoriedade na França quando Charles Baudelaire, fascinado pelo seu gênio, passou a traduzir seus contos e ensaios, desta forma seu trabalhou passou a brilhar aos olhos da estirpe literária da Europa. Muito atribuem a Poe a criação do "conto policial", do qual são exemplos as brilhantes narrativas de "A carta roubada", "Os crimes da rua morgue" e "O mistério de Marie Roget".
      Em 3 de outubro de 1849 foi encontrado, desfalecido, em uma das ruas de Baltimore, acometido de febre cerebral. Foi transportado para um hospital, onde morreu quatro dias depois. A causa de sua morte permanece desconhecida.
      No Brasil, inúmeras são as edições de sua obras, inúmeras mesmo!!! A edição mais famosa, intitulada "histórias extraordinárias", é a que tem a maior parte dos contos da sua fase de ouro literária, e quase todas as editoras tem sua versão, haja vista os escritos de Poe já estarem em domínio público. Em um próximo post colocarei alguns livros interessantes desse autor para que possam apreciá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário