Tema do blog



Embora minha principal intenção seja publicar material relativo à literatura e ao cinema fantásticos, o blog poderá apresentar também materiais de cunho diversos, alguns dos quais acho interessantes de uma forma geral, portanto não estranhem se encontrarem algo fora do tema principal.
Se ao menos uma pequena parte que seja do conteúdo do blog contribuir, de alguma forma, para a divulgação das múltiplas e ricas facetas da literatura fantástica, de horror ou sobrenatural, o blog terá cumprido seu principal propósito.


segunda-feira, 20 de abril de 2015

Os ratos - Marco R. Oliveira


Abaixo segue um conto de minha própria autoria. O conto tem bastante suspense e terror, para aqueles que gostam, talvez apreciem, acho que vale a pena perder um tempinho, rssss.
Este meu conto ficou em terceiro lugar no desafio DTRL21 (Desafio do Terror do Recanto das Letras), que trata-se de um desafio do site Recanto das Letras, onde diversos contos são postados e concorrem para serem votados. Abaixo o link do desafio: http://www.recantodasletras.com.br/contosdeterror/5212252





Os ratos

Os ratos tornavam-se maiores a cada dia pensou Roger, as proporções de muitos deles eram assustadoras; quantos anos teriam os mais velhos? Não mais que três ou quatro, é certo, pois não vivem tanto estes animais imundos. Há cerca de dois anos alugara a casa, e os ratos já eram inquilinos daquela pocilga, não seria absurdo que alguns houvessem prolongado sua existência até aquele momento. O ambiente era propício à proliferação de pragas, a casa era antiga, ou para fazer justiça, velha, as paredes possuíam rachaduras assustadoras, e, em diversos pontos eram ocas, percebera pelo som que produziam em resposta ao toque de suas mãos. Apenas dois pequenos cômodos e um banheiro, estes constituíam quarto e cozinha, o que atendia Roger sem proporcionar grandes privações. No entanto as paredes não eram o único problema, o piso encontrava-se destruído, em muitos locais a cerâmica soltara, expondo o contrapiso, e não era incomum escutar estranhos ruídos às vezes, acima ou abaixo, quase sempre indicando que algum roedor estava a passear pelo sótão, ou pelos encanamentos do esgoto.
Mas todas aquelas condições Roger propusera-se a aceitar (muito embora só viesse a tomar conhecimento de muitas delas depois de estar instalado no local), pois seu orçamento era baixo, e o valor do aluguel parecera muito atraente, ademais suas exigências eram simples: apenas um aposento para descanso e onde pudesse estudar nas horas vagas sem ser perturbado. Mudara-se para aquele casebre unicamente pelo seu posicionamento em relação à faculdade, na qual cursava o terceiro ano do bacharelado em Física, e tinha por certo que, se tudo corresse bem, ao findar do quarto dali partiria o mais rápido possível, de modo a livrar-se daquele ambiente desagradável e imundo e escapar àqueles tétricos ruídos noturnos que o atormentavam. No entanto agora os ratos cresciam perigosamente, e isso o preocupou...
Em uma noite chuvosa, depois de duas horas debruçado sobre um desgastado volume de “Fundamentos de Física – Halliday & Resnick”, analisando terríveis conceitos de eletromagnetismo, ao perceber que as componentes das fórmulas começavam a dançar em suspensão a sua frente, decidiu ceder à atração fatal que sua cama já há algum tempo exercia sobre ele. O relógio da parede, um modelo antiquíssimo, moldado em madeira mogno, e com o mostrador interno já obscurecido e parcialmente corroído pelo tempo, mostrava através de algarismos romanos uma hora e quinze da madrugada, Roger então se deitou e adormeceu.  A noite avançou silenciosa até que, em certo momento, sem reconhecer de imediato por qual motivo, despertou, e ainda sonolento, acendeu o abajur e olhou para o relógio, eram duas e quarenta e cinco. “Por todos os diabos”, pensou, “Dormi pouco mais de uma hora, se meu sono continuar assim ao amanhecer estarei péssimo”. Foi quando percebeu o porquê de seu despertar, estranhos ruídos mostravam que havia movimento noturno no sótão. Ouvia-se o arranhar tão característico das patas daqueles malignos roedores, velhos conhecidos seus. “Malditos”, ruminou Roger, “Descansam durante o dia e reservam a noite para seus propósitos imundos”. E com este pensamento virou-se na cama e intentou pegar no sono novamente. Mas estava escrito que, naquela noite, o descanso não lhe seria facilmente concedido, pois o sabá diabólico dos ratos no sótão pareceu aumentar, tornando o ruído de tal forma incômodo que resolveu investigar. Foi até o quintal, apanhou a escada dobrável e colocou-a no canto de seu quarto, aquele que ficava à frente e à esquerda de sua cama. Acima daquele local, no teto, havia um pequeno acesso ao sótão, composto por uma espécie de alçapão de madeira preso por duas dobradiças de ferro. Empurrou o alçapão e este ao recuar despejou uma camada de pó pelas laterais, parte da qual caiu sobre seu corpo. Amaldiçoou mais uma vez tanto aquela praga infernal de ratos, quanto à megera da proprietária que não oferecera um mínimo de cuidado que fosse a casa, deixando que chegasse a este lastimável estado de desleixo. Não era de admirar-se que a locara tão barato. Projetou-se pelo pequeno espaço quadrado na laje e fitou a escuridão, não sem notar, com certa apreensão, que os ruídos haviam cessado completamente. Aos poucos seus olhos foram se acostumando às trevas, percebeu que o conteúdo do sótão resumia-se a alguns móveis velhos, uma máquina de costura, um colchão completamente esfarrapado e caixas de papelão. De onde estava revirou alguns objetos que estavam ao seu alcance e, satisfeito por não notar movimento ou ruído algum em resposta, desceu ao piso. Após remover a escada para fora da casa, resolveu deitar-se novamente, não antes, contudo, de ponderar sobre a inteligência maligna que estranhamente aqueles animais pareciam demonstrar em certas ocasiões.
Adormeceu novamente, caindo em um sono profundo. Desta vez, quando acordou, um tremor percorreu seu corpo, se devido a uma típica corrente de ar frio, ou por força de alguma causa menos palpável não se sabe, o fato é que, mesmo o quarto estando na mais completa e silenciosa escuridão, algo o desconfortava. Sentou-se na cama e, ao tocar os pés no chão, permaneceu imóvel e em silêncio absoluto, tentando ouvir aquilo que imaginava deveria ser o motivo do seu despertar. Nada escutou a princípio, porém, em seu estado de concentração, notou, à sua frente, sob sua escrivaninha, dois olhos flamejantes, imóveis, que espreitavam através da escuridão em sua direção. Estremeceu, pois à altura em que estavam aqueles olhos, não podiam ser o que ele temia, impossível, só se fosse um dos enormes e estivesse apoiado sobre suas patas traseiras. Dois pequeninos glóbulos de um vermelho demoníaco, não eram pensou, não podiam ser de um daqueles horrendos ratos! Foi então que o lampejo de uma ideia passou em sua mente, “seria um felino?”, estaria justificado o seu tamanho, mas não, nenhum gato com aquelas proporções seria dotado de olhos tão minúsculos... “Preciso afastar esse animal, já não basta o sótão agora aqui, em meu próprio quarto”. Levantou-se então vagarosamente, a figura à sua frente permaneceu, para sua surpresa, imóvel, deu então um passo à frente com firmeza em direção àqueles olhos, foi então que, horror dos horrores! A besta ergueu-se pavorosamente em suas patas traseiras e soltou um guincho arrepiante deixando seus dentes afiados à mostra em sinal de ameaça, Roger estancou, sentiu uma gota de suor escorrer por sua fronte, e no instante seguinte, num salto provocado pelo terror lançou-se ao interruptor e acendeu as luzes do quarto. Imediatamente voltou seu olhar para a escrivaninha, já não mais lá estava aquilo, tudo que conseguiu ver foi uma enorme massa cinzenta deslocando-se para a cozinha, correu para lá, mas nada conseguindo encontrar presumiu que o animal havia fugido.
Resolveu tomar um banho para aliviar seu corpo da tensão que passara, pois sentia os músculos retesados e percebeu que estava banhado em suor. Apenas mais dois fatos são dignos de nota nesta noite, o primeiro deles foi que ao voltar para cama após o banho, notou, ao olhar para o acesso ao sótão no teto, que havia esquecido o alçapão aberto, rapidamente o fechou e irritou-se consigo mesmo por esse deslize; o segundo, mais precisamente uma idéia, na qual Roger concluiu que ao fim do mês comunicaria à senhoria que não mais seria seu inquilino.
Cabe aqui considerarmos que, enquanto a alguns dos fracos e débeis seres que povoam esta terra, mesmo em sua inexorável insignificância, concede-se levar a cabo, parcialmente ou em sua totalidade, seus intentos, sejam estes para o bem ou para o mal; a outros menos afortunados esta nobre permissão é, muitas vezes sem justificativa alguma, negada. Roger, embora ainda não suspeitasse de tal, teria de lutar com todas as suas forças para firmar-se no primeiro grupo e fazer a sua sorte, ou melhor, destino.
E foi assim que na noite de 30 de Abril de 19.. foi mais uma vez despertado de seu sono por ruídos que já lhe eram de todo familiares. Levantou-se e foi à cozinha para um copo d’água, ao retornar a sua cama, em silêncio, notou algo estranho naquela medonha e sinistra sinfonia: um ruído distinto, como se fosse o som de algo sendo revirado, algo sendo esmiuçado... Resolveu investigar. Munido de escada e lanterna ergueu o alçapão de acesso ao sótão. Um odor nauseabundo e fétido invadiu suas narinas de modo que precisou apoiar-se na laje por um instante! “Por Deus, há algo podre aqui!”, pensou Roger “O que esses malditos vermes andaram aprontando?”. Perpetrou o negrume do sótão com sua lanterna e, ao apontá-la para um dos cantos percebeu uma movimentação súbita de um sem número daquela praga, talvez dez ou mais, que estavam amontoados naquele recanto e foram afugentados pela luz. Aproximou-se devagar do local onde os ratos estavam, certo de que dezenas de olhos peçonhentos acompanhavam-no. Confirmou suas suspeitas, dali provinha aquele odor repulsivo que sentira, o cadáver putrefato e parcialmente carcomido de um gatuno era sua fonte, porém o que o assustou foi o tamanho do bichano, era enorme! Passada a surpresa ponderou sobre como os ratos teriam trazido o cadáver até o sótão, só poderiam ter vindo por cima, pois era muito pesado, de forma que passou a inspecionar o telhado; não demorou muito encontrou um ponto em que duas das telhas de barro romanas haviam se soltado! Não notou nada de anormal com as telhas, estavam intactas, recolocou-as em seu devido lugar. Não deviam estar soltas há muito tempo, pensou, pois se assim o fosse já teria notado alguma infiltração de água pelo teto. Resolveu abandonar aquele antro odioso, porém precisava remover o cadáver do bicho, ali no sótão serviria apenas para alimentar ratos e vermes, o que não era de seu interesse, e logo também aquele cheiro pestilento logo se espalharia pela casa. Lançou mão de uma das caixas de papelão que estava próxima e com as mãos envoltas em alguns trapos colocou o bichano dentro, ou o que restava dele, depois do banquete daquelas ratazanas. Começou a arrastar a caixa atrás de si, ouviu ruídos, parou... silêncio... deu mais um passo, som de patas apressadas, estancou... “Não desejam abandonar a presa os nossos colegas” meditou, “É um banquete e tanto certo?”, “Eu também não desistiria tão facilmente de todo esse alimento, meus caros”, falou e riu nervosamente consigo mesmo por dentro. O suor escorria aos borbotões e parecia pesar e colar sua roupa ao corpo “como era abafado o sótão!” e com estes pensamentos não resistiu à tentação e virou sua cabeça em direção à escuridão atrás de si, sem direcionar a lanterna, e assim ficou, alguns instantes, a contemplar aquele negror, intenso e profundo, que aos poucos foi sendo povoado por pequenos pontos carmesim, milhares deles, distantes, estáticos, porém o sabia Roger, opressores e prontos a atacar a qualquer momento, para reaver sua presa! Disparou em direção à abertura para o pavimento inferior, porém quando estava à beira algo roçou por entre suas pernas e o fez tropeçar, algo sinistro, ágil e coberto de pelos, Deus! Algo hediondo! Sabia de que se tratava, e esse era dos grandes, pensou, um calafrio percorreu sua espinha, mergulhou pela fatídica abertura.


* * *

Despertou com a visão turva e com a impressão de que sua cabeça iria explodir, porém, ao aspirar novamente o cheiro terrível dos restos carcomidos do felino, de imediato recobrou consciência de sua situação. Notou que a carcaça do bichano havia caído ao seu lado e estava ainda parcialmente dentro da caixa usada para seu transporte. Os ratos se banqueteavam, monstruosidades famintas, arrancavam nacos do pouco que ainda restava do infeliz animal, pareciam não ter pressa, absortos a tudo em sua volta, perfeitos habitantes da escuridão.
E foi então que percebeu, no piso junto à parede, empoleirado, sinistro, com o olhar fixo sobre ele, aquele era descomunal! Sem dúvida a maior de todas aquelas feras, certamente o mesmo que o desafiara naquela noite chuvosa e arreganhara aqueles dentes horríveis. Mas desta feita a ratazana permaneceu imóvel, parecia discernir a angústia no rosto de Roger, sua situação inferiorizada e miserável, não se alimentava, como os outros, da mísera carcaça do gato, parecia aguardar por algo que se equiparasse ao seu apetite... algo mais, como podemos dizer... substancial!
Roger tentou levantar-se, uma dor lancinante atravessou sua perna, levou a mão até o local, percebeu um osso exposto, começara a contabilizar as consequências de sua queda. Outra dor localizada no abdômen incomodava-o, percebeu que também havia sangramento ali, certamente algum objeto pontiagudo perfurara a região, talvez a lanterna ou algum dos pertences de sua mobília, sentia a boca seca, uma sede mortal torturava-o. Pensou em como as coisas chegaram àquele ponto, haveria ele subestimado o problema? Começou a se arrastar em direção à cozinha, “preciso sair daqui imediatamente”, pensou, “Este animais são tão ou mais diabólicos que imaginei”. Ganhou alguns centímetros, os ratos silenciaram, em seguida algo perfurou seu pé, soltou um grito, mas nada pode fazer, era o pé pertencente à perna fraturada. Voltou a se arrastar novamente, sentia-se em uma selva com o inimigo a caça-lo. Algo o abocanhou, “Por Deus possuía a foça de uma torquesa”, mas dessa vez conseguiu revidar com um golpe de pernas.  Continuou a arrastar-se, um vulto deslizou ao seu lado, tremeu, vacilou, gemeu. Sentiu um peso sobre os ombros, a dor na perna era insuportável, sentiu suas forças fraquejarem, a visão parecia tornar-se turva, já percorrera alguns metros, era certo, precisava continuar, estava nos limites da exaustão, num esforço sobre-humano avistou a porta da cozinha que dava para a rua, estendeu os braços e a tocou...


* * *

Era uma manhã gélida na Rua Akron, por volta das sete horas, não havia vento forte, apenas uma corrente de ar úmida acariciava o rosto dos transeuntes. Pouco, ou quase nenhum movimento era comumente percebido naquele horário. Reinava um silêncio espectral ocasionado pela forte neblina que o clima trazia consigo. E foi nestas condições que os passos abafados da Sra. Lamberg quebraram aquele agradável silêncio, Ah! A beleza do silêncio! A sua sabedoria! No seu profundo parece falar consigo! Mas deixemo-lo, não devemos perturbá-lo. Voltemos ao propósito daquela senhora, que era dos mais inexpugnáveis, receber o aluguel. Ela era sempre pontual, ao dia primeiro de cada mês e aquele rapaz era bom pagador.
Caminhou até a porta da frente e fez soar a campainha, ouviu alguns ruídos indistintos, aguardou. Novamente tocou a campainha, sem resposta. Um comportamento estranho, era comum Roger esperá-la com o pagamento em mãos a cada início de mês, conforme combinado. “Deve ter passado a noite fora, esses universitários... ao menos esse não seria médico” pensou aliviada. Aquele clima frio não era nada benéfico para seus pulmões, de forma que não tencionava prolongar sua exposição ao tempo frio e deu a volta pela lateral da casa. Olhou pelo vitrô da cozinha, nada pode ver, a neblina embaçara todo o vidro, o interior era nada mais que um borrão. Voltou à entrada e resolveu experimentar a maçaneta, estava trancada, retirou da bolsa sua cópia da chave e colocou-a na fechadura “se estiver dormindo terei o prazer em acordá-lo, nunca mais deixará uma senhora plantada em sua porta, isso lá são modos!”. Ouviu o estalar do fecho, girou a maçaneta, a porta pesou sobre seu braço já enfraquecido pelos anos, abrindo-se para fora, como se algo a forçasse por dentro. Sentiu alguma coisa tocar suas pernas, baixou o olhar e a princípio não percebeu o que acontecia, sua mente estava confusa, não entendia...
Em um instante seu coração parou, no seguinte voltou a bater com toda a força, como pulsara nos distantes anos da sua juventude e todas as suas cordas vocais vibraram com assustadora vitalidade de forma a emitir um grito medonho e pavoroso, pois ali, aos seus pés, estavam, em um monturo, como os despojos de uma guerra, os restos do que um dia fora o seu inquilino.

Marco Roberto de Oliveira


Nenhum comentário:

Postar um comentário