Tema do blog



Embora minha principal intenção seja publicar material relativo à literatura e ao cinema fantásticos, o blog poderá apresentar também materiais de cunho diversos, alguns dos quais acho interessantes de uma forma geral, portanto não estranhem se encontrarem algo fora do tema principal.
Se ao menos uma pequena parte que seja do conteúdo do blog contribuir, de alguma forma, para a divulgação das múltiplas e ricas facetas da literatura fantástica, de horror ou sobrenatural, o blog terá cumprido seu principal propósito.


segunda-feira, 9 de março de 2015

Ambrose Bierce - Coletâneas

A quem interessar abaixo duas edições que apresentam coletâneas de contos de Ambrose Bierce, através delas pode-se obter um bom panorama da obra deste escritor, principalmente a edição em inglês, que contém 51 contos!

Ambrose Bierce - Terror by Night - Classic ghost and horror stories:



A edição acima, publicada pela Wordsworth Editions, em 2006, traz, em 292 páginas, 51 contos  de A. Bierce. São todas histórias voltadas para o mistério e o sobrenatural, muitas delas nos impressionam por seu desenrolar tenebroso e surpreendente. Estão aí presentes contos como "Uma ocorrência na ponte de Owl creek", "O segredo da ravina Macarger", "Os olhos da pantera", A morte de Halpin Frayser", "O ambiente perfeito", dentre outros, além de uma bela introdução ao ecritor e seus contos por David Stuart Davies.

Ambrose Bierce - Visões da Noite - Histórias de terror sarcástico:


Esta é uma edição da Record, lançada em 1999 e organizada pela ótima Heloísa Seixas (vide "A casa do Passado - 10 grandes contos - Algernon Blackwood", também da Record). Composto por 221 páginas, o livro apresenta 32 contos do autor , entre eles: "Luar sobre a estrada", "Testemunha de um enforcamento", "O ambiente perfeito", "A janela fechada" e "Cruzando o umbral". Esta é uma ótima opção em língua portuguesa, já que Bierce não tem muitas edições aqui na nossa terra e também são raras as traduções. Já aqueles que tem acesso à língua inglesa podem facilmente ler suas histórias através da internet, visto que já se encontram em domínio público.

2 comentários:

  1. Fala mano!
    Isso é literatura de terror bem feita, esse e a Casa do Passado são duas raridades hoje em dia. No aguardo de novas edições em terras brasileiras.

    Valeu!!

    ResponderExcluir
  2. Sim velhinho. Estou lendo novamente a casa do passado, ainda hoje li o conto "Lobo andarilho" e iniciei "A ala Norte". Bierce e Blackwood são feras da velha guarda norte-americana, só o fino do terror, escritores para ler e reler.
    Abraços

    ResponderExcluir